54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

A Importância da Necromaquiagem e o Mercado de Trabalho 4 de março de 2019

Uma profissão que ainda é cercada de curiosidade e até mesmo medo é a necromaquiagem, se você tem curiosidade e quer saber mais a respeito, continue lendo! Você irá aprender sobre a importância da necromaquiagem e também sobre o mercado de trabalho.

Atualmente já não se fala em fazer um funeral sem contar com a ajuda de maquiadores que possam deixar o falecido com uma aparência mais saudável e tranquila deixando naqueles que irão se despedir uma sensação boa sobre a última vez que viram seu ente querido.

Apesar disso, a necromaquiagem ainda é um ramo de atuação que poucas pessoas conhecem, se você tem curiosidade sobre as técnicas e a importância dessa profissão, continue lendo!

A Última Imagem

Ao maquiar uma pessoa falecida, é importante que o profissional tenha o entendimento e o cuidado de apenas ressaltar os traços daquela pessoa lhe dando um ar de saúde.

O papel do necromaquiador é de extrema importância quando observamos principalmente que, essa é a última imagem que a família terá do ente querido, portanto, o cuidado na escolha dos tons dos produtos é essencial, para que a pessoa apenas tenha um ar mais saudável e tranquilo.

É comum que esse profissional utilize fotos e informações sobre a pessoa que irá maquiar, para que de fato consiga dar ao falecido esse aspecto saudável e parecido com ele mesmo quando estava vivo.

Usar adornos e acessórios da própria pessoa ajudam muito a compor essa última imagem de uma forma mais natural para os entes.

Distanciamento

Um dos motivos principais pelo qual o papel do necromaquiador não é o sonho da maioria dos adolescentes que estão pensando em sair da escola e ter um emprego é que a necromaquiagem ainda é vista com muito receio e tabus.

De fato, cada pessoa tem a sua crença pessoal e que precisa ser respeitada, mas muitos ainda têm medo quando o tema é a morte, uma vez que esse é um assunto que divide opiniões em nossa sociedade.

Mesmo assim, profissionais que já atuam na área ensinam seus truques para dar uma boa aparência aos seus clientes que já faleceram e precisam ser vistos pela última vez por seus familiares.

Quem tem interesse nesse tipo de trabalho deve sempre estar atento a qualidade dos produtos que utiliza e truques da profissão que são essenciais para se tornar um necromaquiador respeitado e que tem seu lugar no mercado de trabalho.

Reconstrução

Há ainda a necessidade de que a necromaquiagem possa reconstruir a face de uma pessoa que passou por uma morte violenta.

Este é um desafio que para o profissional da área costuma ser muito recompensador, principalmente pelo fato de que o seu trabalho poderá oferecer a família daquela pessoa um momento de conforto e despedida como todo ente querido merece ter.

Afinal, com a reconstrução facial se torna possível fazer um velório com caixão aberto e todos os presentes podem se despedir tendo uma última imagem do falecido.

Para isso, os profissionais que irão cuidar do corpo precisam ser especializados, usarem fotos do falecido para que de fato possam reconstruir a face de modo que fique como os entes queridos dessa pessoa se recordam.

Aprender sobre tanatopraxia é, portanto, essencial para quem deseja se tornar um necromaquiador que de fato faz esse tipo de trabalho com sucesso.

Dessa forma, o cadáver ficará com a aparência de quando essa pessoa apenas estava dormindo, deixando a família e seus amigos com o coração menos apertado nessa hora que é geralmente de sofrimento e dor.

Mercado de Trabalho

Como em toda área de atuação, os profissionais que de fato sabem como se portar e que investem em cursos e capacitações se destacam e nunca ficam sem trabalho!

Principalmente por ser uma área de atuação que ainda é cercada de tabu, os profissionais que realmente se especializam como necromaquiadores e que não sofrem com o medo de estarem lidando com pessoas mortas conseguem se manter atuantes na profissão por muitos anos.

A necromaquiagem é por exemplo um dos serviços oferecidos na Funerária Sagrada Família, que cuida de todos os aspectos possíveis para que esse momento de perda de um ente querido seja menos traumático para a família.