54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

A Importância da Urna Funerária no Processo do Luto 14 de maio de 2019

A urna funerária é um item com diversos significados, podendo ser o local aonde serão depositadas as cinzas após a cremação ou o próprio caixão. Independente de que tipo de urna será usado, ela é muito importante para o processo de luto, entenda porquê.

Se ao pensar em urna funerária a primeira coisa que te vêm à memória são as urnas usadas após a cremação do corpo, saiba que o seu pensamento não está incorreto!

As urnas usadas para depositar o corpo cremado são importantíssimas para o processo de luto, assim como os caixões.

É que uma urna funerária é um símbolo muito forte do momento de despedida daquela pessoa que você ama. Sendo uma representação visual da despedida, que acaba por ajudar no processo de luto.

Naturalmente ao ver a pessoa em seu caixão ou pronta para ser cremada, você entende que aquele momento é de despedida e que os bons momentos que tiveram juntos sempre ficarão em sua memória, mas que aquela pessoa já não estará mais em seu dia a dia.

Tipos de Urna Funerária

Com o passar do tempo, o símbolo de despedida vem se atualizando, hoje já existem diferentes tipos de urnas funerárias para que você possa escolher com carinho esse objeto como uma última homenagem àquele que você ama.

Para se ter uma ideia, confira alguns tipos de urnas funerárias que estão disponíveis hoje em dia no mercado, facilitando a última homenagem ao ente querido:

 

  • Urna Biodegradável

 

Seu ente querido era uma pessoa preocupada com o meio ambiente? Então essa é uma excelente opção de urna para que você possa prestar uma última homenagem.

Essa é uma urna que acondiciona as cinzas após a cremação e que faz com que as cinzas se tornem adubo para a germinação de uma semente.

Mostrando que a morte é apenas uma etapa do ciclo da vida, fazendo com que sempre que você olhe para aquela linda árvore você se lembre da pessoa que amava.

 

  • Urnas Temáticas

 

As urnas temáticas podem ser usadas tanto para cremação quanto para sepultamentos tradicionais, sendo uma forma de prestar uma última homenagem lembrando de algo que a pessoa que faleceu gostava muito.

Se ele amava futebol por exemplo, pode ser feita uma pintura na urna referente ao time do falecido, prestando uma última homenagem carinhosa.

 

  • Urna Hidrossolúvel

 

Se a pessoa que faleceu tinha o desejo de ter o corpo cremado e as cinzas jogadas ao mar, essa é a urna perfeita.

Ela é feita de argila crua e geralmente forrada com folhas de bananeira, sendo perfeita para ser jogada em rios ou no mar, te ajudando a realizar o último desejo do seu ente querido.

Como você pode ter percebido, a tecnologia tem influenciado também os tipos de urna funerária que estão disponíveis no mercado, tornando os materiais cada vez mais corretos com relação ao meio ambiente e facilitando que a última homenagem seja prestada a pessoa que você amava.

Sepultamento Tradicional

Se a sua opção é de realizar um sepultamento tradicional, também existe a opção do caixão de papelão.

Ele é um tipo de caixão mais recente, fabricado para suportar até 200 quilos e bastante resistente, sendo uma boa opção para quem perdeu um ente que se preocupava com o meio ambiente, deseja manter o respeito por essa preocupação e ainda economizar.

Isso mesmo, a fabricação em papelão permite que o sepultamento seja mais econômico para a família, porque o material é menos nobre que a madeira tradicionalmente utilizada nos demais caixões, apesar de oferecer toda a resistência e proteção que são necessárias para o velório e sepultamento.

Planos Funerários

Se a pessoa que faleceu já possuía um plano funerário, é importante observar qual o tipo de plano havia sido feito para que você possa seguir tudo que foi acordado pela pessoa ainda em vida.

Geralmente ao procurar uma funerária para contratar esse tipo de serviço, a pessoa já escolhe o tipo de urna funerária que irá usar no futuro e todas as demais burocracias referentes ao velório e sepultamento.

Assim, os familiares ficam livres desse tipo de questão durante um momento que naturalmente já é tão doloroso que é a perda de uma pessoa querida.