54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Como é feita a cremação? 6 de agosto de 2019

Por que tantas pessoas escolhem a cremação hoje, sobre as opções tradicionais de sepultamento? Esta resposta não é simples, e certamente não pode ser respondida em um post de um blog, mas acho que podemos lidar com algumas das razões.

Então, por que tantas pessoas escolhem a cremação hoje? Aqui estão algumas razões: 

  1. A cremação se tornou uma norma em nossa sociedade, e essa norma está se tornando hábito popular. No passado, certos grupos religiosos desaprovava o processo de cremação, mas hoje a cremação está se tornando uma escolha de muitos líderes religiosos. 
  2. Preocupações com o meio ambiente. Muitas pessoas optam por cremar, pois acreditam que enterrar não é apenas um desperdício de dinheiro, mas também um desperdício de nossos recursos naturais. 
  3. O custo da cremação. Muitas pessoas acham que o custo da cremação é menos caro que o enterro. Embora isso seja verdade em muitos casos, em última análise, depende do tipo de serviço que você escolhe ter.

Como é feita a cremação?

A cremação pode ser realizada em um cemitério, uma casa funerária oferecendo serviços de cremação ou um crematório autônomo para preparar o corpo para a disposição final. Neste processo, o cadáver é colocado em uma câmara de cremação e submetido a calor extremo e chama direta, de modo a convertê-lo em cinzas. 

Geralmente, leva cerca de duas a três horas, dependendo de fatores como peso do corpo, tipo de caixão ou recipiente no qual o corpo é colocado, temperatura na retorta, etc. Enquanto crema, porém, o corpo é reduzido a restos de esqueletos e pedaços de osso logo após a incineração.

Assim, esses restos são deixados para esfriar por algum tempo antes que o processamento posterior possa ocorrer. Os itens de metal não consumidos, como implantes de juntas, pontes, ferragens de caixas e assim por diante, são separados da mistura manualmente, bem como com a ajuda de um imã forte.

Finalmente, esses restos cremados são posteriormente pulverizados em um pó fino de consistência uniforme e não identificável. Os cremains são então colocados em um recipiente temporário ou urna de cremação e entregues à família para disposição final.

As cinzas de cremação podem ser espalhadas, enterradas no solo ou flutuação na água. No caso de o corpo cremado ser enterrado em um columbário, mausoléu, etc., você pode considerar evitar o processo de pulverização dos fragmentos ósseos.

Preparativos para uma cremação

Existem certos pré-requisitos associados à cremação, porque é um processo irreversível. Por exemplo, você é obrigado a ter uma certidão de óbito do falecido e obter a permissão para isso.

Além disso, é essencial obter um formulário de autorização de cremação preenchido e assinado pelo parente mais próximo. Como é impossível determinar a causa da morte após a cremação, certos estados também têm um período de espera de até 24 ou 48 horas após a morte.

Em alguns estados, existem requisitos específicos relativos ao caixão ou recipiente utilizado para a cremação. Geralmente, sugere-se optar por aqueles que são preparados a partir de materiais combustíveis e resistentes ao vazamento de fluidos corporais.

Além disso, os recipientes de cremação devem ser robustos o suficiente para fornecer proteção aos operadores crematórios envolvidos no manuseio dessas caixas. Além disso, se o falecido tiver um marcapasso cardíaco , recomenda-se remover o dispositivo antes da cremação, pois ele pode explodir e causar danos ao incinerador e ferir a equipe operacional. Os marcapassos contêm mercúrio, que pode se mostrar prejudicial quando liberado na atmosfera. Os implantes terapêuticos radioativos também devem ser removidos. Como objetos de metal são danificados e quebrados durante o processo de cremação, é melhor remover itens de jóias preciosos de antemão.

Devido a razões práticas, religiosas ou espirituais, os parentes e representantes do falecido podem perguntar sobre o testemunho da cremação. Assim, a maioria dos prestadores de serviços de cremação faz arranjos para este serviço quando solicitado. 

Querendo saber mais? Tire suas dúvidas no nosso FAQ sobre cremação, clique aqui.