fbpx
54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Como Enfrentar a Dor de Perder Alguém Que Amamos? 29 de novembro de 2019

Perder alguém é uma dor imensurável, mas infelizmente em algum momento todos nós teremos que aprender como enfrentar a dor de perder alguém que amamos.

Infelizmente ninguém é preparado ao longo da vida para lidar com a morte de uma pessoa querida, mesmo que todos nós saibamos que um dia isso acontecerá.

Talvez por isso, seja tão difícil aceitar a perda de alguém e lidar com essa dor no momento em que nos deparamos com ela.

 

É o Ciclo Natural

 

Entender que a morte é parte natural do ciclo da vida é essencial para conseguir lidar com a dor de perder alguém.

Ao compreender que todos estamos na vida de passagem, construindo boas memórias e dedicados a fazer os que nos deixam mais felizes, a morte passa a ser vista com mais leveza.

Muito embora isso não aplaque a dor de saber que aquela pessoa querida não será mais parte do seu cotidiano, entender que o ciclo dela precisava se encerrar é fundamental para conseguir enfrentar essa dor.

 

Conte com Amigos e Parentes

 

Cada pessoa tem a sua forma de lidar com a dor. Algumas preferem passar alguns dias mais solitários, pensando em tudo que estão enfrentando.

No entanto, há também quem prefira se cercar dos amigos mais próximos e aproveitar intensamente essa companhia.

Cada pessoa reage naturalmente da sua própria maneira. Por isso mesmo, é preciso que a família e amigos de alguém que está enlutado respeite o espaço dessa pessoa, de forma que ela se sinta reconfortada, mas sem pressão.

Quando a família ou amigos tentam cercar de cuidados uma pessoa que deseja ficar sozinha para compreender seus próprios sentimentos, isso pode desencadear atritos e ainda mais sofrimento.

Portanto, o ideal é que nesse momento de enfrentar a dor de voltar para casa e saber que a pessoa não está mais lá, é preciso conversar com as pessoas próximas e deixar bem claro suas necessidades, seja de aconchego ou de afastamento de todos.

Que deverão respeitar o seu desejo para que os dias subsequentes a essa perda possam servir para te ajudar a lidar com seus sentimentos de dor.

 

Mude a Decoração

 

Se a pessoa amada que faleceu morava com você, é interessante mudar um pouco a decoração da casa e tirar os objetos pessoais deste ente querido do campo de visão.

Dessa forma, a casa não se torna um lembrete da sua dor. Evitando que a cada olhar pelos cantos da casa você veja o jeitinho da pessoa e sinta a falta que esse alguém especial faz em sua vida.

 

Procurando Ajuda Profissional

 

A dor de perder alguém é um sentimento para o qual não estamos preparados. Principalmente quando se trata de parentes mais próximos e muito amados.

Por isso, quando o processo de dor tende a se prolongar e a vida sem aquela pessoa parece ter perdido o sentido, é hora de buscar auxílio profissional.

Mesmo quando perdemos alguém que amamos muito, a vida precisa continuar. Uma hora será preciso voltar ao trabalho e para as demais atividades que eram comuns em sua vida.

E se esse processo está sendo muito difícil e seu emocional continua abalado mesmo semanas após essa perda, procurar ajuda de um psicólogo para lidar com esses sentimentos é um passo importante.

Dessa forma será possível trabalhar seus sentimentos e enfrentar essa dor para que você possa se libertar e voltar a viver sua rotina com mais plenitude e menos sofrimento.

 

Guarde as Boas Memórias

 

Toda pessoa que amamos constrói em nossas vidas boas memórias. Aquele dia em que tiveram uma crise de riso, aquele momento difícil que passaram juntos e superaram, as datas comemorativas e tantos outros bons momentos.

Por isso, um conselho que sempre é efetivo e saudável é se lembrar da pessoa por tudo de bom que construíram juntos.

Os bons momentos que viveram juntos devem ser lembrados com um sorriso e não com o aperto no peito causado pela saudade.

É claro que as pessoas que amamos nos deixam com saudades quando partem, mas a partida é uma das etapas do ciclo de vida, portanto, se apegar às boas memórias e sorrir delas é uma forma saudável de lembrar dessa pessoa sem reviver a profunda dor de sua perda.

Em todas as etapas do luto, conte com a Sagrada Família para te ajudar nesse momento difícil.