54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Como lidar com o trauma da perda de um ente querido! 11 de junho de 2019

Lidar com a perda de um amigo próximo ou membro da família pode ser um dos maiores desafios que muitos de nós enfrentamos. Quando perdemos um cônjuge, um irmão ou um pai, nossa tristeza pode ser particularmente intensa.

Perda é entendida como uma parte natural da vida, mas ainda podemos ser superados pelo choque e confusão, levando a períodos prolongados de tristeza ou depressão. A tristeza tipicamente diminui de intensidade com o passar do tempo, mas o luto é um processo importante para superar esses sentimentos e continuar a abraçar o tempo que você teve com o seu ente querido.

Todo mundo reage de maneira diferente à morte e emprega mecanismos de enfrentamento pessoal para o luto. Pesquisas mostram que a maioria das pessoas pode se recuperar da perda por conta própria ao longo do tempo se elas tiverem apoio social e hábitos saudáveis.

Quanto tempo é necessário para superar a trauma da perda de um ente querido?

Superar a trauma da perda pode levar meses ou um ano. Não existe um período de tempo “normal” para alguém se lamentar. Não espere passar por fases de luto, pois novas pesquisas sugerem que a maioria das pessoas não passa por fases como etapas progressivas.

Se o seu relacionamento com o falecido foi difícil, isso também irá adicionar outra dimensão ao processo de luto. Pode levar algum tempo e pensar antes que você possa olhar para o relacionamento e se ajustar à perda.

Os seres humanos são naturalmente resistentes, considerando que a maioria de nós pode suportar a perda e depois continuar com nossas próprias vidas. Mas algumas pessoas podem lutar com o luto por períodos mais longos e se sentirem incapazes de realizar atividades diárias.

Aqueles com tristeza severa podem estar sofrendo de dor complicada. Esses indivíduos poderiam se beneficiar da ajuda de um psicólogo ou outro profissional de saúde mental licenciado com especialização em luto.

Seguindo em frente com a vida

Lamentar a perda de um amigo íntimo ou de um parente leva tempo, mas a pesquisa nos diz que ele também pode ser o catalisador de um senso renovado de significado que oferece propósito e direção à vida.

Indivíduos em luto podem achar útil usar algumas das seguintes estratégias para ajudar a chegar a um acordo com a perda:

Fale sobre a morte do seu ente querido com amigos e colegas para entender o que aconteceu e lembrar do seu amigo ou membro da família. Negar a morte é uma maneira fácil de se isolar e frustrar seu sistema de apoio no processo. Aceite seus sentimentos . As pessoas experimentam todos os tipos de emoções após a morte de alguém próximo. Tristeza, raiva, frustração e até exaustão são normais.

Cuide de si e da sua família. Comer bem, exercitar-se e descansar bastante nos ajuda a passar cada dia e seguir em frente. Estenda a mão e ajude os outros a lidar com a perda  Ajudar os outros tem o benefício adicional de fazer você se sentir melhor também. Compartilhar histórias do falecido pode ajudar todo mundo a lidar.

Lembre-se e celebre a vida de seus entes queridos. As possibilidades incluem doar para uma instituição de caridade favorita do falecido, enquadrar fotos de momentos divertidos, passar um nome de família para um bebê ou plantar um jardim na memória. O que você escolhe é com você, desde que permita que você honre esse relacionamento único de uma maneira que lhe pareça correta.

Se você se sentir preso ou oprimido por suas emoções, pode ser útil conversar com um psicólogo licenciado ou outro profissional de saúde mental que possa ajudá-lo a lidar com seus sentimentos e encontrar maneiras de voltar aos trilhos.

Como os psicólogos podem ajudar

Os psicólogos são treinados para ajudar as pessoas a lidar melhor com o medo, a culpa ou a ansiedade que podem estar associados à morte de um ente querido. Se você precisar de ajuda para lidar com seu luto ou administrar uma perda, consulte um psicólogo ou outro profissional de saúde mental licenciado.

Os psicólogos podem ajudar as pessoas a construir sua resiliência e desenvolver estratégias para superar sua tristeza. Praticando psicólogos usam uma variedade de tratamentos baseados em evidências – mais comumente psicoterapia – para ajudar as pessoas a melhorar suas vidas.

Você gostou este artigo? Temos mais artigos que podem ser útil para você.

Conheça mais o nosso site e veja como podemos te ajudar. Clique aqui e deixe-nos te ajudar.