54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Quais São as Responsabilidades de Uma Agência Funerária 30 de abril de 2019

Por mais que a gente saiba que a morte chega para todos, a maioria das pessoas não se prepara para esse momento de perda. Por isso é importante que saibamos quais são as responsabilidades de uma agência funerária e como tudo acontece. 

Auxílio Funeral x Assistência Funeral: Qual a Diferença?

Algo que pode causar muitas dúvidas para a família é a prestação de dois serviços muito diferentes, mas que soam como se fossem a mesma coisa.

O auxílio funeral permite que a família escolha todas as empresas que serão envolvidas no sepultamento, transporte do corpo e todas as burocracias que precisam ser resolvidas com relação à morte da pessoa querida.

Já na assistência funeral é a seguradora que escolhe todos os colaboradores que irão ajudar a resolver as questões relativas ao transporte do corpo, velório e sepultamento.

De fato, o auxílio funeral permite uma flexibilidade e personalização de tudo, no entanto, coloca sobre a família uma responsabilidade muito maior, que muitas vezes torna o momento da perda ainda mais difícil de lidar.

O Que Fazer Após o Falecimento?

O falecimento de alguém que você ama é um momento de muito abalo emocional, mas nessa hora difícil é preciso verificar se a pessoa possuía assistência funeral, localizando a apólice de seguro dela. Essa é uma contratação de serviço que pode e deve ser feita em vida, para que a família fique protegida e tenha a máxima assistência nesse momento de dor.

Ao constatar o falecimento do familiar, o responsável deverá manter contato com a empresa para que os devidos cuidados sejam tomados. Geralmente um funcionário da empresa acompanha o familiar até o cartório para que ajude na documentação referente ao óbito.

O mais comum é que a apólice contemple os serviços de documentação de liberação do corpo porque devido ao abalo emocional que a família sofre, é comum ocorrerem erros que dificultam essa documentação e liberação, sendo importante ter alguém de fora para auxiliar nessa hora.

Os serviços que serão oferecidos a partir desse seguro, dependerão diretamente da sua apólice, por isso, é preciso ler atentamente o que de fato foi contratado na agência funerária para que você possa tomar conta de suas próprias responsabilidades.

Entendendo que alguns serviços não são executados porque não foram contratados previamente e que se for de sua vontade, é possível ir até essa agência e solicitar a aquisição dos serviços desejados.

Quais Serviços Podem Ser Contratados?

Mesmo as famílias que já possuem uma assistência contratada previamente, podem optar por incluir serviços nessa última homenagem.

Por isso, é importante conhecer alguns serviços que podem fazer a diferença nessa hora de despedida para que você faça uma contratação assertiva.

  • Necromaquiagem

Visando deixar a pessoa que faleceu com um aspecto mais saudável e semelhante ao que ela era quando estava viva, a necromaquiagem é essencial para que se possa ter uma última lembrança menos dolorosa daquele que se foi.

É comum que esse tipo de serviço esteja previsto na assistência funeral, mas em alguns casos a depender do tipo de morte, pode-se adicionar ao serviço a reconstituição facial.

  • Traslado do Corpo

O corpo pode necessitar de traslado terrestre e aéreo, sendo importantíssimo verificar na sua assistência funeral qual tipo de traslado está coberto e se existe a necessidade de acrescentar algum tipo de traslado, contratando um novo serviço.

  • Flores

É comum que na assistência funeral a família já contrate uma coroa de flores, sendo interessante observar se é necessário ou se é desejo da família acrescentar mais flores para esta homenagem.

Entendendo o Papel de Cada Um

É óbvio que o momento de perda é muito difícil de lidar, afinal, é a despedida de alguém que você amava muito, mas é preciso entender que a assistência funerária é um serviço contratado e que por isso, só pode ser exigido aquilo que foi pago.

Os demais serviços desejados pela família precisam ser contratados para que o velório e toda a despedida seja exatamente como todos esperam, uma linda homenagem para alguém especial.

Na agência funerária, você poderá entender melhor quais são os serviços previstos em sua assistência funeral e também contratar aquilo que falta, para que essa despedida seja feita da melhor forma possível, conduzida por profissionais e você não tenha que se envolver em tantas burocracias nesse momento de dor.