fbpx
54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Tanatopraxia – Confira Algumas Curiosidades 18 de fevereiro de 2019

Você já ouviu falar no termo tanatopraxia? Esta é uma técnica moderna utilizada para que a família possa se despedir de um ente querido guardando em sua memória uma boa imagem daquele que se foi.

O falecimento de alguém que gostamos é sempre um momento de sentimentos confusos e principalmente de tristeza, mas é justamente nesse dia difícil que temos a oportunidade de ter o último contato com aquela pessoa que tanto amamos e guardar uma última imagem de seu rosto.

Justamente para tornar essa uma memória mais próxima possível de como aquela pessoa era quando viva, aplica-se a tanatopraxia, técnica com a qual os profissionais irão contar para cuidar da aparência da pessoa que faleceu, deixando-a corada e com um aspecto sereno e saudável como quando a pessoa ainda estava viva.

Dessa forma, os parentes poderão velar seu ente querido e se recordar de como essa pessoa era e ter um último contato que seja menos doloroso.
Além disso, a tanatopraxia é eficaz para que o velório possa durar o tempo suficiente para que todos possam prestar sua última homenagem, sem que nenhum incidente ocorra com o corpo, como o vazamento de líquidos ou outro problema que pode acontecer quando o preparo do corpo não é feito corretamente.
Dessa forma, todos poderão se reunir na despedida dessa pessoa querida e se sentirem mais confortáveis para a realização dessa última homenagem. Além disso, a técnica é eficiente para evitar contágio por possíveis doenças.

Sendo essencial do ponto de vista sanitário para que o velório possa transcorrer de forma saudável e tranquila.

Como Funciona?

A tanatopraxia é a preparação do corpo para a cerimônia fúnebre, com a técnica evita-se que a decomposição natural do corpo ocorra enquanto os familiares se despedem do ente querido.
Portanto, a tanatopraxia é essencial para que esse último momento seja o mais agradável possível e todos tenham uma boa memória da despedida de alguém que amam, evitando que problemas ocasionados pela decomposição do corpo transformem esse momento em algum trauma.

Um dos objetivos da tanatopraxia é deixar a pessoa com um aspecto natural, corado e de bem-estar. Para tal, o corpo é banhado, vestido e maquiado, sempre respeitando as características da pessoa.
Quando a técnica chegou ao Brasil em 1990, a preparação do corpo na funerária era vista como algo desnecessário, no entanto, atualmente essa é uma técnica indispensável quando se fala em despedir-se de alguém que você ama, por todos os motivos que já citamos, principalmente pelo fato de prolongar o tempo de velório permitindo uma despedida tranquila.

Como a Tanatopraxia Surgiu?

Uma curiosidade é que a tanatopraxia surgiu nos tempos antigos como embalsamento, que era uma técnica cara para conservar os corpos dos faraós.
Passados muitos anos, já na guerra civil de 1861/1865 os corpos dos soldados chegavam para seus familiares quase irreconhecíveis, deixando uma lembrança muito triste na mente daqueles que perdiam seus heróis de guerra.

Devido a necessidade de dar maior dignidade a esses soldados e uma boa lembrança deles aos seus familiares a preparação do corpo começou a ser desenvolvida de forma que fosse acessível para que os soldados pudessem ser vistos pela última vez por seus familiares com um aspecto saudável e de bem-estar.
Um aspecto muito importante da técnica da tanatopraxia é que ela recupera a cor natural da pele, fazendo com que os parentes possam realmente se despedir da pessoa olhando para ela e tendo uma imagem bastante similar ao que se lembravam da pessoa enquanto viva.

O que gera um conforto emocional nesse momento de dor, principalmente devido a preparação do corpo fazer com que a pessoa que se foi tenha um aspecto sereno e agradável.

A Importância do Profissionalismo

Para que a preparação do corpo na funerária seja correta e a tanatopraxia realmente revele um aspecto natural e saudável ao ente querido, é preciso poder contar com bons profissionais que sabem exatamente as técnicas necessárias para tornar esse momento de despedida menos doloroso.

Afinal, a despedida de alguém que nós amamos é sempre um momento difícil e que nos faz refletir e sentir saudades daquele que se foi, por isso, estar cercado de pessoas que nos apoiam e cuidam para que esse momento seja menos complicado é essencial.