54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Tem dúvidas sobre o processo de cremação? Esclareça essas questões agora. 16 de abril de 2019

O processo de cremação é algo que deve ser discutido ainda em vida, você sabe se deseja ser enterrado ou cremado? Já comunicou sua vontade aos seus familiares? Se ainda não decidiu fique tranquilo, esclareça agora suas dúvidas sobre a cremação.

Cremação e Dúvidas Comuns

Algumas dúvidas precisam ser esclarecidas para que você possa ainda em vida, decidir a forma como deseja que seu corpo seja tratado após a morte, confira:

  • É Mais Caro Que Enterro?

Ao contrário do que se imagina, o processo de cremação é mais econômico para a família do que o enterro tradicional do corpo. Com a cremação não será preciso pagar pelo terreno onde o corpo seria enterrado, manutenção e compra de jazigo também são dispensados. Se tornando uma forma mais econômica de se despedir de um ente querido.

  • Pode Cremar Duas Pessoas ao Mesmo Tempo?

Algumas pessoas têm receio de serem cremadas juntamente com um estranho e ter suas cinzas misturadas com a de estranhos, mas pode ficar tranquilo se esse é o seu medo! É impossível realizar dois processos de cremação simultaneamente além de ser uma prática ilegal, porque somente cremando um corpo por vez é que se pode garantir a entrega das cinzas corretas à família, como um ato de respeito a todos os envolvidos.

Os crematórios são locais com regras rígidas a respeito desse tipo de cuidado justamente para preservar as famílias envolvidas.

  • A Cremação É Ruim Para o Meio Ambiente?

A cremação de um corpo não interfere negativamente no meio ambiente, sendo uma opção para aqueles que se preocupam com o cuidado com o planeta, existem opções de cremação inclusive em que se pode usar uma urna biodegradável.

O Papel da Família

Se você realmente deseja ter seu corpo cremado ao invés de sepultado, é preciso deixar claro o seu desejo entre seus familiares, para que eles possam de fato realizar a sua vontade. Seus parentes serão os responsáveis por tomar essa decisão, podendo ou não atender à sua vontade, somente duas restrições podem impedir a cremação do seu corpo, a primeira delas é se sua família se recusar a cremar o corpo e a segunda é se houver morte violenta.

No caso de mortes violentas a família deve recorrer à justiça a fim de conseguir a liberação para que o corpo possa ser cremado conforme era seu desejo.

Burocracias

Uma forma de garantir que você será cremado, é deixando uma Declaração de Vontade escrita e autenticada em cartório, com esse documento será mais fácil garantir que seus familiares irão atender a sua vontade.

Para realizar a cremação de um corpo vítima de falecimento de causas naturais, a família deverá portar:

  • Certidão de óbito;
  • Cópia do CPF e RG do falecido;
  • Autorização de cremação assinada por um parente de grau direto (como filho ou mãe do falecido), assinado também por duas testemunhas com firma reconhecida;
  • Cópia da certidão de casamento ou de nascimento do falecido;

Quando se trata de uma morte violenta, os documentos necessários são:

  • Atestado de óbito assinado por legista;
  • Autorização de cremação assinada por um parente de grau direto (como filho ou mãe do falecido), assinado também por duas testemunhas com firma reconhecida;
  • Autorização judicial, com declaração do delegado responsável pelo inquérito;
  • Boletim de ocorrência;
  • Cópia do CPF e do RG do falecido e do membro da família que está autorizando a cremação;
  • Cópia da certidão de casamento ou de nascimento do falecido;

Em todos os casos é importante estar bem orientado e acompanhado por profissionais de confiança para que a cremação seja um processo que ofereça o menor sofrimento possível para a família que está se despedindo de alguém querido. Durante esse momento difícil, conte conosco!