fbpx
54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Você Sabe Como se Comportar no Velório? 29 de outubro de 2019

O velório é um momento de sofrimento para todos aqueles que perderam alguém e, muitas vezes, não sabemos o que dizer ou como nos comportar neste momento. Por isso, aprenda o que dizer e o que fazer nessa situação.

Se é a sua primeira vez indo a um velório, é muito importante saber como se comportar, porque esse momento é de extrema delicadeza na vida de quem perdeu alguém querido.

Portanto, o seu comportamento deve ser polido, de forma que não agrave esse momento de dor.

 

Como Se Comportar no Velório?

 

Se você não sabe bem o que dizer nessa situação, saiba que isso é normal. No entanto, sair falando qualquer coisa somente para não ficar calado não é a melhor opção.

É realmente difícil encontrar palavras para consolar a família que perdeu alguém, portanto, só fale aquilo que considerar extremamente necessário.

Outro aspecto que não pode deixar de ser considerado é que de fato a família tem direito de estar triste, portanto, comentários como “não fique triste” são totalmente inconvenientes nesse momento.

 

O Que Vestir?

 

Mais que o apego à cor, é preciso respeitar o velório e o enterro como momentos solenes, por isso, o ideal é se vestir de maneira formal.

Opte pelo preto ou branco, que simbolizam luto e paz respectivamente. Dessa forma sua roupa estará apropriada para a situação e demonstrando respeito pela família.

 

Evite Conversas Altas

 

É comum que durante um velório você reencontre parentes que não via porque moram longe ou se distanciaram. No entanto, o ideal é evitar conversas em tom de voz alto.

Lembre-se que esse momento é de cordialidade e solidariedade com a família.

 

Seja Solidário e Prestativo

 

Os parentes mais próximos geralmente são os que mais sofrem com a perda de alguém. Por isso,  nessa hora, os amigos e outros familiares precisam adotar cuidados para tornar esse momento menos difícil.

Se você tem intimidade suficiente, prepare as refeições, dê caronas e cuide dessas pessoas que são conhecidas e estão sofrendo.

Esse tipo de cuidado faz toda diferença para que as pessoas que perderam alguém se sintam importantes e amadas durante esse momento difícil.

 

Comportamentos a Serem Evitados

 

Outro aspecto muito importante é o uso do celular durante o velório ou sepultamento. Lembre-se que essa é uma cerimônia de despedida, cercada de sofrimento e que você deve respeitar. Ou seja, antes de chegar ao velório coloque o celular no silencioso.

Não cerque o caixão ou sente-se nas primeiras cadeiras perto a ele. Esses espaços são reservados para os familiares mais próximos.

Se a religião da pessoa que faleceu não é a mesma que a sua, saiba que você não é obrigado a participar das orações ou tradições religiosas, no entanto, é preciso ser respeitoso e sair discretamente do local nesse momento, caso seja a sua vontade.

Sair de forma abrupta ou emitir qualquer opinião diferente da religião que está sendo expressada naquele momento é uma atitude de extrema falta de respeito.

Caso você queira participar, é interessante pesquisar com antecedência quais são os ritos dessa celebração religiosa para evitar vexames. Se não deu tempo, observe o comportamento dos presentes, seja discreto e os imite para não faltar com respeito sem perceber.

Todas essas dicas são importantes para demonstrar seu respeito através do seu comportamento durante o velório e sepultamento.