fbpx
54 3231.1002 | 54 3232.9786 | WhatsApp 54 9 8424.8037
contato@funerariasagradafamilia.com.br
Avenida Moreira Paz, 1216, Vacaria / RS

Necromaquiagem: Entenda Como Funciona 24 de dezembro de 2019

Necromaquiagem

O velório é um momento em que a família e os amigos se despedem de alguém que amam, por isso, a necromaquiagem é tão importante para dar a essa pessoa um aspecto mais saudável para que todos se despeçam com uma última imagem positiva dessa pessoa.

Quando alguém falece, é preciso preparar essa pessoa para que ela possa ficar com um aspecto saudável para seu próprio velório. De modo que todos que estarão presentes no evento para a despedida daquela pessoa querida possam levar consigo uma boa imagem da pessoa.

A técnica de necromaquiagem contribui para dar alento ao coração da família que se sente reconfortada ao ver o parente amado com aspecto saudável e descansado, sem marcas de sua morte.

 

O Que é a Necromaquiagem?

 

A necromaquiagem não se restringe somente a maquiagem utilizada para dar esse aspecto agradável e saudável ao falecido.

Na realidade, é um conjunto de técnicas de estética e maquiagem que são utilizadas para gerar essa imagem saudável e descansada.

A depender da situação, durante a preparação do corpo é preciso utilizar algumas técnicas de reconstrução do rosto e de outros membros que possam ter sido afetados durante a morte.

Justamente por isso, é preciso contar com bons profissionais para atuar na necromaquiagem de forma que o corpo seja preparado para o velório e não reflita uma imagem chocante ou triste da pessoa que faleceu.

 

Ameniza a Dor da Perda

 

A necromaquiagem tem como principal objetivo amenizar a dor da perda de alguém querido. Ao olhar para seu ente querido com aspecto saudável e descansado, a tendência é que naturalmente isso amenize a dor da perda para os familiares.

Afinal, ver seu ente querido com aparência agradável é reconfortante, mesmo quando o contexto é de dor e sofrimento por causa da perda.

A necromaquiagem também ajuda a diminuir o choque dos familiares e a imagem ruim que eles constroem em sua memória quando a morte é violenta.

Ao se deparar com a pessoa falecida bem arrumada, com aspecto saudável, corado e descansado em seu velório, a última imagem que a família ficará é de que o falecido estava bem e descansado.

As marcas deixadas no corpo que foram ocasionadas por morte violenta, ou por alguma doença que a pessoa estava enfrentando tendem a ser amenizadas e até mesmo apagadas com uma necromaquiagem bem feita.

Dessa forma, toda família e amigos podem se despedir da pessoa que amavam sem que a sua última imagem seja triste ou de sofrimento.

 

Como é Feita a Necromaquiagem?

 

Na necromaquiagem, as técnicas aplicadas são as mesmas da maquiagem feita em pessoas vivas. Inclusive, são os mesmos produtos, o que se diferencia nesse caso é que as maquiagens usadas são de longa duração.

Os itens são de longa duração com o objetivo de que a maquiagem não se desfaça ao longo do velório, dessa forma o corpo ficará íntegro em toda a duração da despedida.

De modo que a família possa ficar o tempo que for necessário para se despedir e nada interrompa esse momento.

Todos os produtos de maquiagem são aplicados nas áreas do corpo que ficam visíveis para os parentes, que são: rosto, colo, mãos e pescoço.

Assim, o aspecto da maquiagem fica totalmente natural e a pessoa ganha um ar saudável tal qual ela era quando estava viva.

 

As Técnicas da Necromaquiagem

 

O uso de produtos adequados de longa duração, contribuem para que durante o velório a pessoa tenha o ar saudável e natural, como se estivesse dormindo.

Por isso, os produtos são aplicados com técnicas bastante parecidas com as de maquiagem que as mulheres fazem em sua rotina.

Todos os itens utilizados na maquiagem são pensados justamente para que essa última imagem da pessoa seja agradável para a família se despedir sem aumentar seu sofrimento. O que torna a necromaquiagem muito importante durante todo o processo de luto.